segunda-feira, 9 de abril de 2012

Justiça seja Feita

Olá amigos do RPG Cristão. 
Vou comentar hoje sobre um assunto que está indignando RPGistas em geral na internet, o jogo apresentado pela noveleta teen Rebelde da rede Record.
Ultimamente tive conhecimento através da internet, óbvio, sobre as cenas da novela em que os personagens participam de um jogo ao qual se referem constantemente como RPG.
Pois bem, dada a polêmica entrei no YouTube e fui ver as tão comentadas cenas. Bom o resultado não poderia ser outro, eu que já não gostava de "Rebeldes" agora abomino. 
A primeira cena que vi mostra o grupo chegando ao local do "jogo" e logo alguém já pega um livro facilmente reconhecível por qualquer RPGista (Vampiro) e declara: "o manual do jogador de vampiro!!" a cena prossegue  num clima sinistro, os dois "lideres" do grupo saem de cena e voltam vestidos de vampiros em meio a uma chuva de "defeitos especiais". Depois vem uma tentativa de explicar o que é RPG pelos dois vampirões e é aí que a coisa pega. 
Troféu Falha Crítica para a Rede Record: informação distorcida gerando desinformação e preconceito. 
Primeiro entre tantos RPGs existentes, porque escolheram logo Vampiro que já esteve injustamente envolvido em outras polêmicas.
Depois o "mestre" se auto denomina "GM" (Game Master) termo comumente aplicado ao RPG porém no caso do jogo "Vampiro" o termo correto seria "Narrador", a segunda asneira (me desculpem a expressão, mas é a melhor tradução para o que foi dito) vem logo em seguida:
"A gente joga o tempo todo" 
"Até no colégio?"
"Principalmente no colégio"
"É a gente faz de conta que é o personagem o tempo todo"
Eles "jogam" uma modalidade de RPG conhecida como Live Action, que não é ao redor de uma mesa, se assemelha mais a uma peça de teatro.
E por aí vai com mais alguns dialogos sem noção que nada tem a ver com RPG, até a besteira mór:
"Lembra o que ele falou, depois que entra no jogo não tem mais como sair"
Socorro chamem o padre Quevedo. "ISSO NO ECSISTE". Qualquer jogador é livre para entrar ou sair do jogo quando quiser, óbvio que como qualquer outro jogo quando alguém entra ou sai no meio, atrapalha o andamento do jogo em si.
O clima fica cada vez mais sinistro e dá a entender que o tal de Mestre está exagerando um pouco. A todo momento é reforçado que quem começa a jogar não pode mais sair e é dada a primeira "tarefa" sair da caverna em que estão reunidos e assustar a primeira pessoa que encontrarem. Outro erro grotesco é dizerem que o mestre é o poder absoluto no jogo, isso não é verdade, o mestre, GM ou Narrador é somente um mediador, normalmente é o único que conhece os maiores detalhes da história que está sendo jogada, é ele que é responsável pela descrição do cenário. 
Em outra cena rola um dialogo esquisito entre o "mestre" e sua irmã sobre ser cobrado por falhas, o que sugere que há algo mais por trás do jogo.
Todos que acompanham o blog sabem que como cristão sou contrário aos jogos do chamado Mundo das Trevas também conhecidos como MdT ou WoD, cujo principal título ainda é Vampiro. 
Pelo rumo que as coisas estão tomando, sou capaz de adivinhar o que vai acontecer, o tal de Miguel (mestre) vai perder a noção da realidade e fazer alguma besteira alegando que está jogando e aí o mundo todo cai matando novamente em cima do RPG como jogo do demônio e coisa e tal.
Justiça seja feita, não gosto de WoD e também não sou muito fâ de Live Action, mas isto que a Record está mostrando em Rebeldes, não é nunca foi e nunca vai ser RPG. 
Os roteiristas desta noveleta deveriam informar-se melhor antes de escrever estas baboseiras todas e divulgar ao público, informações incorretas e distorcidas.
Já há uma petição pública feita por um RPGista contra a exibição das cenas pela Record, para assiná-la você pode clicar no link: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=RPG2012 eu já assinei.
Que Deus abençoe a todos.

9 comentários:

  1. ótimo post cara!
    quanto mais forem iniciativas como esta, miaor será a nossa voz

    ResponderExcluir
  2. Se a RECORD for esperta, um dos protagonistas da novela vai pegar para ler direito o manual do jogo de Vampiro e vai descobrir que estão jogando tudo errado. Se não, a RECORD está se sujeitando a sofrer uma avalanche de mensagens de repúdio por parte da comunidade errepegista e pode até se ver obrigada a exibir uma retratação pública em rede nacional para evitarem um processo contra difamação.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Graças à Iahveh o movimento deste site voltou! Brincadeira...

    ALê, vou colocar tudo em tópicos (velhas manias nunca mudam...):

    *Achei 10 você publicar no seu blog este assunto também, eu já coloquei no meu Facebook e já Assinei. Engraçado é que assisti um Único episódio do Rebelde e já vi os Erros estava comentando com meu primo esses dias...

    *Gostaria de Opiniões sobre o RPG 3D&T Alpha, como foi o Primeiro livro de Rpg (e o Money tava pouco...) comprei esse e já com a intenção de mudar os cenários porque... Ah você já deve saber porque né?

    *Continuo acompanhando o Blog e mesmo com poucos Posts continua Ótimo! E Gostei do Visual Novo...

    *Se souber de Grupos RPGistas em Itaquaquecetuba e Região, me Avise e a Todos os que Lerão este Comentário: Email: pedrohackerchibi@yahoo.com.br
    Obs: Eu o autorizo a colocar meu Email publicamente Alê, a não ser que você não queira.

    *Gostaria também de Pedir que retire o meu blog (Warriors of Yahveh Sabaoh) da Lista: Links Úteis. Sendo Claro não ando com tempo de colocar posts nele e ando com problemas com minha Internet. Nesse caso ele NÃO está sendo Útil. Mas Ainda Assim Agradeço por ter se lembrado de Mim.

    *Estou criando um jogo no Estilo do Caminho Estreito (o qual achei Muito Grood!) Mas com um Tema mais "Pesado" Espiritualmente Falando. Assim que Fizer uma Demo deixarei o Link Aqui.

    Por Último Que Deus o Abençoe, e que este Blog continue sendo o que ele é: Informativo, Construtivo e Abençoado!

    ResponderExcluir
  5. Valeu Pedro, obrigado pelo apoio.
    Como diz a tartaruga "Devagar e sempre"
    As alterações visuais do blog foram mínimas por falta de tempo e habilidade (não sou nehum expert em html).
    Com relação ao 3D&T Alpha, ainda não li, conheço o 3D&T, mas o que posso dizer é o seguinte, o sistema é o menor dos problemas, a coisa pega normalmente no cenário, mas você não é obrigado a usar o cenário de um RPG, muitas pessoas fazem adaptações do cenário de um sistema para outros.
    Que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  6. Não podemos esquecer que a Record é comandada por um homem de Deus, o bispo Macedo, honestíssimo e cristaníssimo!

    Ou pelo menos muitos acreditam nisto, assim como muitos acreditam em qualquer coisa que a tv passe.

    Eu não ligo a mínima pelo que a Rebeldes fala do RPG, pois não assisto Rebeldes mesmo. E quem acha que RPG é ruim, não joga comigo.

    ResponderExcluir
  7. Gente, acredito que dinamitar a Record não resolve nada. Minha atitude foi postar no site de Rebeldes comentarios explicando o verdadeiro RPG. Acho que devemos aproveitar que o RPG foi trazido para midia para explicar o que realmente é.

    Lembro do caso de Ouro Preto que quase condenou 4 jovens inocentes. A Globo aproveitou as falhas do inquerito para julgar o RPG como criminoso. Quando os garotos e o RPG foram inocentados não deu ibope. O negocio é não se render ao sensacionalismo da midia.

    ResponderExcluir
  8. A novela tem apresentado uma posição ridícula com respeito aos RPGs....

    Aos interessados... visitem meu blog e leiam o artigo sobre O Cristão e os RPG's...

    Abraços

    http://apologeticaejuventude.blogspot.com.br/2012/04/o-cristao-e-os-rpgs.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rafael, seja bem vindo.
      Li o seu post, está muito bom, penso da mesma forma, para falar a verdade ultimamente tenho escrito muito mas quase não tenho jogado, minha vida ministerial tem me mantido ocupado demais para jogar RPG.
      Que Deus abençoe

      Excluir

Deixe seu comentário, mas mantenha o respeito. A partir de 12/03/14 só serão aceitos comentários identificados, assuma seu ponto de vista, identifique-se. Comentários com palavrões e ofensas serão excluídos, todos os demais (mesmo que discorde do ponto de vista apresentado) serão publicados e na medida do possível respondidos.