sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Histórias que a Bíblia não relata.


Olá pessoal que curte o RPG Cristão.

Faz algum tempo que não posto uma sugestão de aventura bíblica, e é o que realmente eu gostaria de fazer hoje. Mas... (como dizia um professor meu “Como todo porém tem uma mas”).


Pesquisando na internet para ver se tinha alguma isnpiração, me deparei com a resenha do filme “Bem Hur” (um tanto antigo este filme, 1959), o que me fez lembrar de mais dois filmes: “O quarto sábio” e “Forest Gump”.

Tá, mas o que isso tem a ver com RPG?

Explicando. É que nestes três filmes, os personagens principais são totalmente fictícios, mas interagem com personagens reais. E isto me deu uma idéia, que não é nova e muito menos original, mas que partilho agora com vocês.

Em “Ben Hur”, o personagem principal, que dá nome ao filme, é um influente cidadão hebreu, contemporâneo de Jesus, que depois de ser preso torna-se escravo romano. Na sua busca pela liberdade ele acaba interagindo com Jesus Cristo em algumas cenas, inclusive em Sua crucificação, onde Ben Hur finalmente compreende a mensagem de Cristo e torna-se um cristão (pelo monos a idéia do filme é essa, ainda não assisti o filme, então pode ter alguma coisa que não seja bem assim).   

Judá Ben Hur encontra Jesus
Já “O Quarto Sábio” conta a história de um quarto “rei-mago” que, na sua busca pelo “menino rei” se perde de seus amigos e acaba vivendo muitos anos num refúgio de leprosos próximo a Jerusalém, conseguindo encontrar a Cristo somente após sua crucificação.

E em “Forest Gump”, que de bíblico não tem nada. Mas utiliza o mesmo recurso, pois Forest, o personagem principal do filme interage com personagens reais da história, tais como Elvis Presley, John Kennedy, Richard Nixon, John Lennon e até George H. W. Bush entre outros.

Então porque não podemos criar campanhas ou aventuras, onde os PJs são contemporâneos dos personagens bíblicos reais onde uma trama secundária paralela ao relato bíblico e que acaba se entrelaçando com a história e gerando encontros com personagens da Bíblia.

Por exemplo, os PJs estão indo para Tarsis em um navio, e quando uma tempestade violenta se abate sobre eles no mar, encontram Jonas dormindo no porão do navio (Jonas 1).

Ou então, os PJs estão andando pela cidade por volta das 9 da noite, quando uma comitiva de 200 soldados romanos, 70 cavaleiros e 200 lanceiros escoltando um único homem a cavalo atravessa seu caminho (Atos 23).

João 21:24-25 diz:
"Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.
Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém." 
Sendo assim, existem inúmeras possibilidades, basta ler a Bíblia e usar a criatividade.


Que Deus abençoe a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas mantenha o respeito. A partir de 12/03/14 só serão aceitos comentários identificados, assuma seu ponto de vista, identifique-se. Comentários com palavrões e ofensas serão excluídos, todos os demais (mesmo que discorde do ponto de vista apresentado) serão publicados e na medida do possível respondidos.