domingo, 5 de junho de 2011

O Livro de Deus (Livro de Walter Wangerin)

Olá amigos do RPG Cristão, tentando manter um ritmo de pelo menos uma postagem por semana (como é difícil), hoje com mais uma dica de leitura.
Desta vez trago a vocês um livro que pode ser de muita utilidade para uma campanha ou one shot baseada no Antigo Testamento. Trata-se da obra “O Livro de Deus – A Bíblia Romanceada” de Walter Wangerin. O  autor dá aos relatos bíblicos uma roupagem épica utilizando-se de detalhes históricos, costumes, roupas, alimentos, clima e geografia da época para enriquecer a narrativa, tornando-a empolgante e mais compreensiva.

Não se trata da Bíblia inteira, são apenas as principais, mas, com suas 800 páginas é um excelente material de referências e idéias para aventuras de RPG bíblicas. Ainda estes dias eu li parte da história do rei Davi (que me deu a idéia para a aventura “A tomada de Jerusalém).
Com foco nas intervenções de Deus na história da humanidade, as histórias são contadas em ordem cronológica, mas são relatadas de forma a torná-las independentes, ou seja, você pode lê-las na ordem que desejar.

Capa do Livro de Deus

Confira um trecho da obra de Wangerin:
O avanço de Davi, rei de Israel, contra Jerusalém dos jebuseus não era segredo.
Seus exércitos marchavam de Hebrom ostensivamente à vista de cada vila e cidade ao longo da rota escarpada que rumava ao norte.... Davi obervou-o partir, o rosto agora uma pálida máscara. Suave falou a Joabe:- Vá.
Joabe berrou um comando mais brutal. A trombeta de guerra ecoou por todas as fileiras de guerreiros, e os exércitos começaram a se mover.... Joabe inclinou o corpo e disparou à frente num galope arrepiante, dez homens o seguindo de perto...Soldados inimigos surgiram à entrada do canal.Os homens de Joabe os acertaram com flechas.Soldados começaram a brotar do canal.
Joabe apeou e atirou-se contra os inimigos, matando-os com duas pequenas adagas, a curta distância. Depois começou ele mesmo a subir pelo estreito túnel, abatendo um a um os jebuseus que encontrava no caminho...

(O Livro de Deus, págs 284 e 285 Editora Mundo Cristão)


Vale realmente a pena, o livro é muito interessante e inspirador, depois deste o autor publicou ainda “O Livro de Jesus” e “O Livro de Paulo”.
Que Deus abençoe a todos. 

2 comentários:

  1. Parece ser muito interessante, espero que dê certo. Antes de ser cristão eu jogava RPGs do mundo, gostaria bastante adaptar eles a coisas voltadas para o evangelho de Jesus, usando isto paa futuras converções. Parabens pelo blog! visite o meu tbm http://ultimarevelacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Rogers,
    Obrigado, a minha intensão é justamente esta, como digo no prefácio do meu livro, que até o final deste ano quero disponibilizar aqui no blog, - Quero levar luz às trevas e utilizar o RPG para evangelizar e ensinar a palavra de Deus.
    Dei uma olhada no seu blog também, está muito legal, fiz um grande estudo sobre o Apocalipse para escrever o meu livro, e sei que muita gente tem dúvidas e curiosidades sobre o assunto.
    Sucesso e que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, mas mantenha o respeito. A partir de 12/03/14 só serão aceitos comentários identificados, assuma seu ponto de vista, identifique-se. Comentários com palavrões e ofensas serão excluídos, todos os demais (mesmo que discorde do ponto de vista apresentado) serão publicados e na medida do possível respondidos.