sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mais um motivo para rotularem o RPG como Jogo Demoníaco

Bom amigos do RPG Cristão, vocês lembram do post "A culpa é Nossa"?
Pois bem eis aqui mais uma prova do que eu falei. 
Estava pesquisando na internet esta semana para conseguir mais conteúdo para o blog e acabei esbarrando com uma notícia sobre o lançamento do RPG "Demônio - A Queda". Bom só o nome já deveria ser suficiente para manter qualquer um afastado deste tipo de jogo, para os mais religiosos então já motivo para "crucificar novamente o RPG".

Mas se você analisa a trama do livro percebe que a coisa é realmente preocupante. A mensagem trazida por este livro (embora alguns virão com aquela história de "é só um jogo") é de uma inversão de valores que ultrapassa os limites do bom senso. 
Neste jogo da White Wholf, (editora responsável pelo "World of Darkness" que engloba outros títulos polêmicos como Vampiro, Lobisomem e Mago) os personagens jogam interpretando Demônios literalmente. 
Capa do Livro Demônio a Queda
Mas não para por aí, o livro transmite a idéia de que Lúcifer e seus anjos caídos tentaram salvar a humanidade e foram punidos por Deus, que depois de baní-los para o abismo, deu as costas à humanidade deixando sua criação a mercê da própria sorte. A própria divulgação do livro questiona a Bíblia e convida os jogadores a representar "Demônios Monstruosos". como vemos a seguir:

Diz o ditado que a história é escrita pelos vitoriosos. Considerar um levante como uma rebelião gloriosa ou uma insurreição traiçoeira depende inteiramente de quem prevalece no final, e os perdedores passam à posteridade como traidores, tiranos ou coisa pior. Sua história é em grande parte esquecida.
Aprendemos que os demônios são as encarnações do mal, espíritos que existem para seduzir os inocentes e levar os virtuosos à perdição. São impelidos pelo ódio implacável por todas as coisas sagradas, consumidos por um rancor malévolo em relação à luz e à vida. Geram a mentira e a desorientação, perturbam as mentes dos mortais com promessas de poder e glória. Pelo menos é isso o que diz a Sagrada Escritura. É por isso que foram arremessados à escuridão do Poço, aprisionados com correntes de fogo até o fim dos dias. Só Deus sabe o que aconteceria se esses espíritos malignos um dia fossem libertados.
Agora a humanidade está prestes a ouvir o outro lado da história.
NARRATIVA
Você tem em mãos o livro básico de regras de Demônio: a Queda, um jogo narrativo da White Wolf Publishing. Com as regras encontradas neste livro, você e seus amigos poderão representar os papéis de demônios monstruosos e contar histórias sobre as esperanças, os temores, os triunfos e os fracassos de seus personagens.
Queridos irmãos e amigos, representar Demônios em um jogo, ainda que a pretexto de diversão, é dar legalidade para Satanás e seus Demônios para atuarem em nossas vidas, é uma porta escancarada para uma possessão demoníaca. Alguém pode dizer "mas eu já vi alguém interpretando um demônio em uma peça na igreja". A pessoa que interpreta um demônio em uma peça da igreja não faz por diversão e provavelmente orou muito a Deus pedindo proteção (se não orou, deveria ter orado) e o propósito da peça é alertar as pessoas do perigo que há no "mundo espiritual". Não é uma brincadeira. Representar demônios por diversão é como fazer roleta russa. Algumas coisas não se faz nem por brincadeira, se você é Cristão mantenha-se afastado deste tipo de RPG. Veja o que a Bíblia diz sobre aqueles que promovem a inversão de valores:

Isaías 5:20
20 - Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!

Aos amigos RPGistas, como podemos querer que o RPG não seja considerado "Jogo do Demônio" se aceitamos que títulos como este sejam lançados e colaboramos com a editora comprando tal material?


Que Deus abençoe a todos.





6 comentários:

  1. bom
    eu me chamo osvaldo loureço e jogo 3D&t ha 5 anos
    sou ateu(n sou satanista, tampouco ocultista)

    esse titulo eh realmente suspeito, mas a impressao que tenho de alguem que passa dias procurando por material ocultista na internet a fim denigrir a imagem de certa atividade, por falta de palavra melhor, eh um idiota ou talvez fanatico
    qualquer um que realmente acredita em um desses seus topicos, eh ,no minimo, um alienado, e , portanto, nao tem direito de falar sobre algo que nao conheça
    quem conhece o universo dos rpgs, pelo menos um pouco, sabe que nao eh assim q a banda toca
    na maioria dos cenarios de rpgs, tais como tormenta(3D&t) ou mesmo cenarios da linha D&D, os jogadores jogam interpretando papeis de herois, que, ao contrario do que vc, em seu mundo de Deus e conspiraçoes demoniacas, acha
    vc diz que interpretamos demonios, prq achou um livro onde os jogadores interpretam, nos chama de ocultistas prq na maioria dos cenarios, existe magias e prq fazemos personagens magos
    antes de acusar e dizer que nos somos satanistas, vc deveria primeiro conhecer os rpgs que jogamos

    ResponderExcluir
  2. Legal Osvaldo
    Vamos esclarecer algumas coisas:
    1º Sei muito bem a diferença entre um ateu (crê que Deus não existe), um satanista (crê em Deus e no Diabo e prefere adorar o segundo) e um ocultista (busca conhecimento em áreas que normalmente são ocultas a pessoas normais)
    2º Não passo dias procurando material ocultista na internet como você diz, nem tão pouco minha intenção neste blog é denegrir o RPG. Até porque sou RPGista também, aliás há muito mais tempo que você, comecei a jogar RPG em 1994 os únicos livros que tínhamos eram cópias dos originais em inglês trazidos por amigos que vinham dos EUA.
    Já joguei e mestrei D&D, AD&D, GURPS Fantasy, Cyberpunk, Vampiro, Lobisomen, 3D&T e ShadowRun entre outros, portanto acho que tenho direito de falar sobre algo que conheço.
    3º Você cometeu o mesmo erro que me acusou de cometer (falta de conhecimento) sou capaz de apostar que não leu a secção “Bem Vindo ao RPG Cristão” e outras onde apresento idéias de aventuras, livros e outros assuntos ligados ao RPG. Caso contrário teria percebido que minha intenção é justamente divulgar o RPG e ajudar a diminuir o preconceito existente contra o nosso hobbie. Também tenho a intenção de trazer opções a pessoas que querem jogar RPG, mas nunca se envolveriam com jogos como “Demônio – A Queda” e não se sentem a vontade com os temas abordados por alguns RPGs (repare que eu disse ALGUNS).
    4º Este post é específico sobre o jogo “Demônio – a Queda” e antes de escrevê-lo tomei o cuidado de ler o referido livro, o que me incomodou bastante devido a algumas citações ao Cristianismo que são feitas nele. Acredito que em nenhum momento cometi o erro de generalizar e dizer que todos os jogadores de RPG interpretam demônios (isso acontece somente neste e em mais um ou dois títulos menos populares). Se cometi, por favor me mostre e eu repararei este erro. Me mostre também onde foi que eu disse que todo RPGista é satanista ou ocultista (se assim o fizesse estaria me incluindo entre eles, pois como já disse jogo RPG desde 1994).
    5º Crítico este livro justamente porque penso que o RPG não precisa de títulos como este, que só dão margem para que pessoas desinformadas distorçam ainda mais a imagem do nosso hobbie.
    Citações feitas no livro tais como as que estão abaixo, são desnecessárias e causam desconforto e polêmica, chamando atenção de forma negativa para o RPG.

    "Deus pode ter dado as costas ao mundo, mas o peso de sua terrível influência ainda persiste.
    ... Deus está MORTO! Deus era uma MENTIRA!Venha e descubra a VERDADE nas antigas tradições!” (pág. 75)
    “Venha descobrir a verdade do cristianismo
    “Chato, irrelevante e falso?” (pág. 73)

    Pode ser que por você ser ateu isto não signifique nada para você, mas para a maioria dos cristãos isto é uma afronta. É o mesmo que um homem pegar uma réplica de uma arma e apontar para uma viatura da polícia. Os policiais não vão querer saber se a arma é falsa ou se o homem está brincando.
    Por último você não crê na existência de Deus, e deve ter seus motivos para isso, mas eu não julgo que por isso você seja “idiota”, “alienado” ou “fanático”, você tem tanto direito de crer que Deus não existe como eu tenho de crer que Ele existe. Temos pontos de vistas diferentes, mas isso não significa que eu ou você sejamos melhores ou piores que o outro. Discutir e debater não significa ofender e agredir.
    Comentários ofensivos e cheios de agressividade só contribuem mais ainda para a má fama que o RPG já tem.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Cara, sobre esse negócio de 'inversão'; no jogo, os personagens são demônios; o jogo DEVE ter um ponto de vista demoníaco; o nome do blog já diz tudo, CRISTÃO; se fosse budista, tudo seria diferente rsrsrsrs

    seguir um livro de RPG e acreditar que há nele alguma verdade; é o mesmo que acreditar que na bíblia cristã há toda a verdade universal

    Em ambos, é apenas uma questão de fé; ou de dados :p indiferente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roger, é exatamente como você diz,o blog se Chama RPG Cristão,e justamente por isso considero (mais uma vez) este livro ofensivo às pessoas que professam a fé cristã, não só em seu conteúdo, mas através de comentários específicos denegrindo a imagem do meu Deus e seu Filho Jesus Cristo. Além disso há uma carga espiritual, e não espero que você entenda isto, que pode ser prejudicial à vida espiritual do cristão afastando-o de Deus.

      Quanto ao seu comentário sobre acreditar em um RPG ou na Bíblia, vamos deixar uma coisa clara.
      O RPG é uma ficção e deve ser encarada como tal, mas isso não impede que contenha ideias que distorçam a verdade ou influenciem negativamente as pessoas. Já a bíblia é a Palavra de Deus, inspirada por Deus e como tal expressa a verdade do amor de Deus.
      "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32
      Que Deus o abençoe.

      Excluir
  4. Na minha opinião, querer taxar um Rpg de bom ou ruim baseado na sua religião é palhaçada.
    Sinceramente cada um escolhe o tipo de rpg que quer jogar, A sociedade esta ligada demais aos pobres conceitos judaicos cristão de certo e errado ...
    Não acho que devemos nos podar de fazer algo, por que fulaninho ou cicraninho diz que se não fizermos do jeitinho que eles querem vamos para um lugar sofrer pela eternidade...
    Se certos Rpgistas cristãos querem jogar seu tipo de jogo tudo bem, não compre esse titulo, mas dai dizer que tudo que puxa ao rpg de ruim todo o preconceito que sofremos é por culpa de livros como esse é Hipocrisia.

    A culpa é da sociedade que é Burra e preconceituosa com o que não conhece e muitas vezes não quer conhecer. Posts como esse seu apenas fortalecem este tipo de preconceito.. parabéns vc esta fazendo um ótimo trabalho para o lado deles

    ResponderExcluir
  5. NÃO SE IMCOMODE COM AS PESSOAS QUE QUEREM JOGAR ESSE OU OUTRO RPG, ASSIM COMO EXISTE O BEM EXISTE O MAL, A MENTIRA E A VERDADE, A LUZ E O DIA. O RPG CRISTÃO EO RPG DEMONIACO. CADA PESSOA ACHA QUE SABE OQUE FAZER DA SUA VIDA AMIGO, NAO JULGUEIS PARA NÃO SER JULGADO.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, mas mantenha o respeito. A partir de 12/03/14 só serão aceitos comentários identificados, assuma seu ponto de vista, identifique-se. Comentários com palavrões e ofensas serão excluídos, todos os demais (mesmo que discorde do ponto de vista apresentado) serão publicados e na medida do possível respondidos.