domingo, 8 de maio de 2011

Escriba, Uma Grande aventura (Seria um RPG?)

Olá amigos entusiastas do RPG e irmãos em Cristo, olha só o que eu achei nas minhas navegações na web. 
JOGO ESCRIBA UMA GRANDE AVENTURA
Um jogo interativo emocionante, para 3 a 5 participantes. Você pode ser o Escriba e conduzir os Peregrinos pela história bíblica que escolher. Ou atuar como um Peregrino e enfrentar as adversidades do mundo antigo e ainda responder às perguntas das Provas de Conhecimento. Aventure-se com ESCRIBA e estude a Palavra de Deus se divertindo.
Com escriba você vai participar da história bíblica como se fosse uma testemunha ocular dos acontecimentos! Acompanhe o povo israelita na saída do Egito. Observe as aventuras de Davi e viaje com Jonas rumo a Nínive!
Faz parte do jogo: o Livro Escriba, 3 tabuleiros, 4 cartas de Peregrinos, 6 cartas de Bem-aventuranças, 10 cartas de Adversidades, 1 display protetor, 1 dado de 6 faces, 1 dado de 20 faces, 5 peças de movimento, 1 bloco de pontos.
Material Promocional do Jogo. Reparem no "Escudo" , no Livro de aventuras e no mapa.

Bom não sei ao certo se é um RPG propriamente dito, pois o material que encontrei na internet não deixa isso muito claro. Pode ser que seja um tipo de Hero Quest “Gospel” ou um jogo com alguns elementos de RPG. Mas uma coisa é fato, tem um D6, um D20 e um “Escudo do Escriba” que por sinal tem uma função muito parecida com o narrador ou mestre dos RPGs. 

A matéria que eu vi era de 2008, mas vi o jogo à venda no Submarino e nas Americanas

Box do Escriba

Acabei de ganhar um de presente de aniversário da minha amada esposa, assim que chegar, se eu conseguir um tempo para analisar divulgo mais informações aqui no RPG Cristão. Mas enquanto isso, se alguém já viu, já jogou ou tem mais informações coloque nos comentários para quem estiver interessado. 

Que Deus Abençoe a todos.

4 comentários:

  1. @Anônimo Obrigado pelo seu comentário, seja bem vindo ao RPG Cristão.
    Não entendi seu comentário, mas se está se referindo ao texto do começo do Post, mais especificamente o que está logo acima da 1ª imagem, este texto é apenas uma reprodução do que está na embalagem do produto.
    De fato ja pude comprovar e realmente não é um RPG, porém com um pouquinho de criatividade dá até para usar as cartas numa sessão simples de e rápida de RPG.

    ResponderExcluir
  2. Alê que tipo é então este jogo Escriba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marlon, seja bem-vindo ao RPG Cristão.
      Bom como eu falei no comentário acima, não dá para caracterizar "O Escriba" como um RPG, pois ele é uma mistura de jogos de tabuleiro, perguntas e RPG.
      A história contada no jogo é bem engessada, meramente para contextualizar o jogo e dar material para as questões de conhecimento que valem pontos. Não tem e não dá aos jogadores liberdade para tomar decisões como em um RPG de verdade. Em alguns momentos existem frases do tipo "vá para o número 15" que lembram muito os jogos de tabuleiro mais antigos.
      O único momento em que o jogo "lembra" um RPG são nos combates que acontecem através das cartas de adversidades, onde o jogador lança um dado de 20 (D20) lados para saber se acertou ou não o golpe e até 3 D6 para determinar o dano infringido ao oponente.
      Porém, como eu disse, utilizando apenas as fichas de personagens, que são extremamente simples, e os dados, já improvisei e narrei aventuras "one shot" para jogadores que nunca tinha jogado um RPG.

      Excluir

Deixe seu comentário, mas mantenha o respeito. A partir de 12/03/14 só serão aceitos comentários identificados, assuma seu ponto de vista, identifique-se. Comentários com palavrões e ofensas serão excluídos, todos os demais (mesmo que discorde do ponto de vista apresentado) serão publicados e na medida do possível respondidos.