sábado, 2 de abril de 2011

Retorno a Ziclague (Aventura Bíblica)

Bem Vindos Fãs do RPG, hoje vou postar mais uma sugestão de aventura Bíblica. Desta vez baseada na história relatada em 1º Samuel 30.


Conta a bíblia que depois de derrotar o gigante Golias, o jovem Daví caiu nas graças do povo Hebreu, o que provocou um ciume doentio no rei Saul, a ponto deste desejar matá-lo.

Daví, temendo por sua vida, depois que Saul tentou matá-lo várias vezes, fugiu de Israel com seus soldados, indo refugiar-se em Gate, principal cidade dos Filisteus. 

Lá o principe Aquis dos Filisteus deu a Davi a cidade de Ziclague como vemos em 1 Samuel 27 e Davi então passou a lutar nas batalhas ao lado dos Filisteus. 

Porém quando os Filisteus avançaram contra Israel, com medo que Davi e seus homens se voltassem contra eles, a favor de Israel, os principes o mandaram de volta a sua cidade, Ziclague, para que ficasse fora desta batalha.

Davi obedeceu, porém chegando à Ziclague 3 dias depois, os amalequitas tinham destruido a cidade e levado cativos todos os seus habitantes. 1º Samuel 30 (leia a história inteira, vale a pena). 



Mapa da rota de Davi no seu retorno de Afeca a Ziclague
e a perseguição aos amalequitas.

A aventura pode começar com a ordem dos principes a Davi para voltar com seus exércitos a Ziclague, os jogadores podem ser homens de confiança do exército de Davi. Narre a chegada de Davi com seus homens a Ziclague, e descreva a destruição da cidade. (muitas das pessoas que foram levadas pelos amalequitas eram mulheres e filhos dos soldados e talvez até dos personagens dos jogadores) 

Narre a insatisfação dos soldados que querem apedrejar Davi e coloque os personagens dos jogadores em posição de defender Davi (não deve haver confronto, no maximo uma discussão com os ânimos exaltados). Então diga que Davi decidiu ir atrás dos amalequitas e para isso mandou um grupo de batedores, que são os pjs (personagens dos jogadores). 

Estes personagens estarão sempre algumas horas à frente do exército, são eles que encontrarão o servo egípcio do amalequita e o levarão a Davi para que este o interrogue. 

São os PJs também que serão os primeiros a chegar ao acampamento dos amalequitas, observarão a situação e descreverão a Davi antes que a batalha se inicie. 

Em 1º Crônicas 12 há uma lista com vários dos homens de confiança de Davi e até descrição de alguns:


E dos gaditas se desertaram para Davi, ao lugar forte no deserto, valentes, homens de guerra para pelejar, armados com escudo e lança; e seus rostos eram como rostos de leões, e ligeiros como corças sobre os montes:

Ezer, o primeiro; Obadias, o segundo; Eliabe, o terceiro;


Há na Bíblia muitas outras histórias sobre os valentes de Davi

Use a sua Criatividade e boa aventura.

Que Deus os abençoe

5 comentários:

  1. Muito interessante o mapa. Ajuda a visualizar.
    Gostaria que lesse e, se possível, opinasse sobre o artigo: Cansado demais.
    http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2011/01/cansado-demais.html
    Grande abraço, Deus o abençoe,

    SOLI DEO GLORIA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado,
      O mapa foi retirado da Enciclopédia Bíblica Digital Ilumina.
      Seu blog também é muito bom, sua experiência com os índios muito interessante e a mensagem cansado demais falou muito ao meu coração.
      Que Deus abençoe

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog e pelo mapa, ajuda a visualizar. Gostaria que lesse e opinasse sobre o artigo:

    http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2011/01/cansado-demais.html

    Abraço, Deus o abençoe,
    SOLI DEO GLORIA.

    ResponderExcluir
  3. vlw eu joogava um rpg da mitologia grega mas isso tava me tirando da igreja eu estava a procura de jogos q me fortificasem comtinue postando linkseu sou seu fam apartir de hj ^^
    q deus te mantenha nessa direção ajudando aos cristões e os q queren ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus, é isso aí. O objetivo deste blog não esculhambar o RPG, e sim mostrar as coisas boas do RPG e também alertar para os perigos e armadilhas relacionados não ao RPG, e sim aos temas abordados na grande maioria deles.
      Graças a Deus está se levantando uma geração de RPGistas Cristãos e logo teremos muitos RPGs com temática cristã surgindo por aí.

      Excluir

Deixe seu comentário, mas mantenha o respeito. A partir de 12/03/14 só serão aceitos comentários identificados, assuma seu ponto de vista, identifique-se. Comentários com palavrões e ofensas serão excluídos, todos os demais (mesmo que discorde do ponto de vista apresentado) serão publicados e na medida do possível respondidos.