segunda-feira, 21 de março de 2011

Resgate da Arca (Idéia de Aventura Bíblica)

Para aqueles que querem jogar uma aventura de RPG diferente, baseada na Bíblia aqui vai uma sujestão: 

1º Samuel 4: 10 a 22 conta a história de uma guerra dos israelitas contra os filisteus, e nesta guerra aconteceu que o bem mais precioso do povo de Deus foi capturado. Em 1º Samuel 5, 6 e 7, os Filisteus levaram a Arca da Aliança para Asdode e a colocaram no templo de seu deus Dagom, mas tiveram algumas surpresas pois a mão do Deus de Israel pesou sobre eles (vale a pena ler a história inteira), depois disso os filisteus sem saber o que fazer com a Arca enviaram-na a Gate e depois a Ecrom, mas onde ela chegava, a Mão do Senhor pesava sobre o povo da cidade com feridas vergonhosas. Então os filisteus puseram a Arca sobre um carro puxado por duas vacas e soltaram. 


As vacas seguiram sem se desviar em direção a Bete-Semes, onde os camponeses a encontraram e depois a enviaram a Quiriate-Jearim, onde ela ficou sob os cuidados de Abinadabe. 
Réplica da Arca da Aliança

A aventura pode começar com um grupo de personagens sendo enviados pelos anciãos, disfarçados aos filisteus para recuperar a Arca. Lógicamente eles não encontrarão a Arca e terão que seguir as pistas até localizá-la. 

Os relatos do texto bíblico podem ser usados como pistas para os personagens até que eles localizem a Arca. Os personagens não poderão dizer aos Filisteus que são de Israel pois os dois povos são inimigos, logo pode haver a necessidade dos personagens fugirem ou confrontarem alguns filisteus que por ventura descubram que eles são de Israel. 
Mapa da peregrinação da Arca desde sua captura até a volta
em Quiriate-Jearim

Importante: os personagens em hipótese alguma podem tocar na Arca pois isto acarretaria em morte certa para aquele que tocá-la. Como em 2º Samuel 6:6 e 7.

Com um pouco de criatividade você pode montar uma boa aventura com esta história bíblica.


Breve postarei mais sugestões de aventuras bíblicas para RPG

Que Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas mantenha o respeito. A partir de 12/03/14 só serão aceitos comentários identificados, assuma seu ponto de vista, identifique-se. Comentários com palavrões e ofensas serão excluídos, todos os demais (mesmo que discorde do ponto de vista apresentado) serão publicados e na medida do possível respondidos.